Ask Google Guru:

sexta-feira, 25 de março de 2016

A HORA ÚLTIMA



Não sou eu,
isto que temos o costume
de chamar de meu, meu, meu,
ainda que sob um estranho véu
de carne e sonho, de sombra 
e som, e sol, e só.

Senão, só
estes olhos, dispersos,
ventanelas semicerradas
segurando a hora última, íntima, 
como um facho vertiginoso 
a queimar o tempo
antes do sono.

Durmo?
É preciso morrer
aos poucos, sorrir aos poucos,
e ver, observar, deslumbrando-se
devagar com tudo o que se perde
diante do primeiro olhar.

É uma pena
a gente se gastar tanto
gostando tão pouco
uns dos outros.

Durmo.
Uma torre de marfim
que arde esplendidamente
no horizonte crepuscular
me acena, e eu
não vejo.

Vivo.

Os ratos cantam,
contam segredos,
fazem dos gatos seus
brinquedos, tocam jazz,
declamam poemas, oram, 
pedem a Deus que salve
suas almas pequenas,
e riem do próprio
destino.

Vejo.

Até mesmo os ratos
tem seus propósitos,
seus ritos.

Viver requer
uma coragem matreira
e uma alegria cega como faca
de açougueiro.

Estou feliz
e finito.

Cada minuto
de calma, na fotografia,
parece uma festa de cegos
lambendo celulóides
de cromo.

Tomo um gole
da água ardente deste oceano
e o ouro de tuas lágrimas decora,
emoldura essa hora, ou ao menos
este minuto.

Estou feliz
pois sou forte
e finito.

Sonho.

Não desperdiço bemóis
em meu canto, nem meu latim
poderia transbordar em poemas
sem uso, coisa pré-fabricada,
como casa de marimbondo.

Todo animal de asas
conhece, antes do voo,
o tombo.

Há de se ter esperança
e desesperar sem pressa
quando preciso for
seja em guerra,
em paz, ou 
pior - no
amor.

Espero.
Vigio.

Tudo no mundo
só é bom sem querer.

Não sou eu
quem diz, quem usa
o verso, quem escolhe
(acolhe) isto que chamamos
meu, meu, meu... mas o breu
desta íris é um aconchego,
facho de vida 

que passa devagar
como o próton fugidio, 
fruto maduro que sobra
da fissão d'um átomo 
de carbono:

meus olhos 
pesados, abertos como
ventanelas semicerradas, 
nesta hora última, íntima, 
ínfima, que me embala
antes do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário